domingo, 5 de setembro de 2010

Plano de Aula


ESTRUTURA CURRICULAR
Nível de Ensino: Fundamental 2 – 7º e 8º Anos
Componente Curricular: História do Brasil
Tema: Conjuração Baiana - “Revolta de Búzios”

DADOS DA AULA


TÍTULO: “Revolta de Búzios”

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA

  • Conhecer e valorizar a importância da Conjuração Baiana em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais
  • Pesquisar e sistematizar os ideais filosóficos que impulsionaram o movimento na Capital Baiana
  • Compreender o assunto e ser capaz de participar das discussões de forma crítica e autônoma
  • Interagir com O jogo “Revolta de Búzios – Ecos da Liberdade”
  • Elaborar um texto como produto final de sua compreensão acerca do tema


DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
5 aulas

CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM OS ALUNOS
Conhecer o contexto social de Salvador e do Brasil nas últimas décadas do século XVIII e os Princípios Iluministas que influenciaram o Movimento

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
  • Primeira aula: apresentar o conteúdo aos alunos por meio de slides, mostra de vídeos, leitura de textos e discussões sobre o tema

  • Segunda aula: em equipe, pesquisar e sistematizar o tema proposto para ser apresentado em sala

  • Terceira aula: debate com a participação dos estudantes e  professor a partir das pesquisas realizadas

  • Quarta aula: no laboratório, interagir com o jogo “Revolta de Búzios – Ecos da Liberdade”

  • Quinta aula: em equipe, produzir um texto a partir da temática (pode ser um acróstico, uma quadrinha, uma tirinha, uma charge ou um poema)

RECURSOS COMPLEMENTARES (OPCIONAL)
  • Computador
  • Editor de apresentação
  • Vídeos
  • Internet
  • Conteúdo interativo: jogo – “Revolta de Búzios – Ecos da Liberdade”


AVALIAÇÃO
Observar e registrar a participação, interação e produção dos estudantes, a partir dos critérios:
  • Interesse
  • Participação
  • Entendimento
  • Realização das atividades
  • Organização e qualidade da produção final

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